União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras

Horta da Nora

A Horta da Nora é um projeto de uma horta comunitária, colaborativa e mobilizadora da comunidade local, que procura dinamizar um espaço não aproveitado em contexto urbano para a experimentação de práticas mais sustentáveis na produção agroalimentar, contribuindo para a educação do produtor/consumidor. Sendo uma horta comunitária, todos podem trabalhar e colher. A sua gestão e planeamento são feitos pela comissão de gestão da horta, composta pelas entidades parceiras e aberta a todos os participantes do projeto. Quinzenalmente são organizadas jornadas de trabalho, nas quais são realizadas colaborativamente as tarefas necessárias, convidando-se a população a participar.

Objectivos:

  • Ambientais: experimentar práticas mais sustentáveis; ambiental
  • Valorizar e recuperar saberes tradicionais
  • Potênciar espaços comunitários de socialização intergeracional fomentando a participação coletiva; social
  • Disponibilizar a produção e o consumo de alimentos de modo gratuito e partilhado num contexto urbano desfavorecido; económico
  • Promover a biodiversidade nas cidades; ambiental
  • Promover a educação ambiental num contexto não formal; social
  • Reduzir os resíduos biodegradáveis urbanos em aterro, promovendo a compostagem à escala local;
  • Fomentar circuitos curtos de produção e consumo; económico
  • Reduzir de custos de manutenção de espaços verdes públicos em contexto urbano. económico

Antedentes:

O projeto iniciou-se em 2016, a partir de um espaço público com cerca de 2800m2 no interior do Bairro da Malagueira. Já existiam algumas árvores (essencialmente oliveiras e citrinos) mas o terreno não estava a ser aproveitado. A UFMHF reuniu com parceiros, em particular com as associações locais próximas, e iniciaram-se a beneficiação do terreno e as culturas.

Resultados

O projeto permite manter uma área cultivada de cerca de de 2800m2, com cerca de 50 espécies diferentes, aproveitando a água do poço existente no terreno. São produzidos e distribuídos mais de 500kg de produtos hortícolas por ano. Apesar das tarefas diárias serem, em grande parte, garantidas pelas associações parceiras, a mobilização da comunidade local revela-se particularmente na sua participação nas jornadas de trabalho e nas oficinas práticas de formação com especialistas convidados. A comunidade educativa também participa, havendo turmas das escolas próximas que visitam e trabalham regularmente na horta.

Lições Aprendidas:

A Horta da Nora constitui-se como um exemplo de boas práticas de sustentabilidade, com benefícios sociais, económicos e ambientais em contexto urbano. Este projeto procura fomentar a partilha de saberes, experiências e práticas no domínio da sustentabilidade, bem como o convívio intergeracional e a cooperação na produção de alimentos.

JORNADAS DE TRABALHO

Horta da Nora distinguida como boa prática Agroalimentar

 

O projeto Horta da Nora foi selecionado para constar no e-book “Alimentar Boas Práticas – da produção ao consumo sustentável 2020” como exemplo de boa prática em Portugal.

Fruto da colaboração das mais diversas entidades, este trabalho foi coordenado por Cecília Delgado, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Este e-book foi lançado online no dia 27 e encontra-se disponível para download aqui.

Elenca 46 iniciativas em Portugal que se debruçam sobre a temática da sustentabilidade alimentar e dá-nos uma visão, embora não exaustiva, mas ilustrativa de boas práticas e inovações neste setor.

É com orgulho que vemos as nossas práticas serem reconhecidas, agradecendo desde já a todos os participantes e entidades parceiras que colaboram na construção deste projeto.

Visita de Alunos à Nossa Horta

 

No dia 20 de Fevereiro  tivemos a visita dos alunos de 1º e 2º ano da EB1 da Cruz da Picada. Vieram aprender coisas sobre as plantas cultivadas na nossa horta e ficaram a conhecer o Sr. Sebastião, que por lá andava a cuidar dela…

Jornada de Trabalho 15-02-20

No dia 15 de Fevereiro foi dia de cuidar do espaço e fazer algumas operações de manutenção na nossa horta, plantar batatas e uma azinheira.

Contactos:

União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras
Bairro da Malagueira, Évora
Coordenadas: 38º34’21,3”N 7º55’33,5”
geral@uniaof-malagueirahfigueiras.pt
266771464