União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras

O Projeto Ervilha vai às escolas da freguesia

O Projeto Ervilha é um projeto da União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, com a parceria da ADBES da Cruz da Picada, da Trilho – Associação para o Desenvolvimento Rural e da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM.

Contou em 2019 com o apoio financeiro do Fundo Ambiental, através do programa JUNTAr+.

Tem como objetivo a promoção de circuitos curtos de produção e consumo de hortícolas, dinamizando a economia e a produção agro-alimentar local mais sustentável (biológica, tradicional e familiar), bem como saberes e sabores tradicionais da região.

Já foram realizadas 7 sessões do Projeto Ervilha em turmas de 5 escolas do 1º Ciclo da freguesia, com mais de 200 alunos. A atividade didática “O que são Circuitos Curtos?” pretende ilustrar os circuitos curtos/longos de produção e promover a reflexão sobre os benefícios e problemas a estes associados, sensibilizando a comunidade escolar para os princípios da economia circular.

Por outro lado o Projeto Ervilha já promoveu 7 bancas/mercadinhos, com a presença de produtores locais e seus produtos, dando a oportunidade de contacto direto entre estes e os pais e encarregados de educação.

Desde 2016 que a UFMHF procura aumentar a qualidade nutricional das ementas escolares, fornecendo produtos mais frescos, nutritivos e saudáveis, fomentando o consumo de produtos locais.

O Projeto Ervilha irá à EB1 do Bairro de Almeirim nos dias 9 e 11 de março, com atividades para os alunos e uma banca de produtos locais frescos.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*