União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras

Lançamento de serigrafia sobre a Malagueira

O eborense António Carlos Couvinha, que leva mais de quatro décadas de desenhos e pinturas, mostrou-nos há pouco, numa exposição que esteve patente na sede da Junta de Freguesia da Malagueira, um conjunto de cinco dezenas de pinturas tendo como tema o bairro da Malagueira. Bem pode dizer-se que nelas sintetizou o “espírito do lugar”, criado por Siza Vieira e corporizado pelos seus habitantes, um dos quais é o próprio pintor. 

Nessas obras António Couvinha explorou o “potencial estético” da arquitectura de Siza, como bem observou Ana Paula Amendoeira no catálogo da exposição. Partindo das formas depuradas do bairro, o pintor ofereceu-nos um conjunto de quadros, quase monocromáticos, onde realça as superfícies geométricas das edificações. Noutro conjunto o pintor explorou a planimetria do desenho urbanístico do bairro que se estende dos dois lados de um pequeno curso de água (o Ribeira da Torregela) e que encosta ao velho bairro de Santa Maria, realçando a acomodação da urbanização nova a essas preexistências, revalorizando o curso de água e não apoucando as modestas construções do bairro operário.

Noutro conjunto de pinturas, António Couvinha, partindo de pormenores ou ambientes do bairro, deu livre curso à imaginação servido pela qualidade de exímio desenhador que ele é, transmitiu-nos “o ar do bairro”, a sua harmonia e a qualidade de vida que nele se pode fruir.

De uma dessas pinturas, a União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras decidiu fazer uma serigrafia (cem exemplares) que será apresentada e posta à venda na próxima quarta-feira, dia 7, às 18h30, na sede da Malagueira, com entrada livre. Será feita uma apresentação da obra e haverá um momento musical por dois alunos da Academia de Música (viola e clarinete). 

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>