União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras

Comemorações do Dia Internacional da Mulher

 As comemorações do Dia Internacional da Mulher contaram, este ano, com um programa muito rico e diversificado, contando com diversas iniciativas que tiveram lugar um pouco por todo o concelho.

Estas comemorações começaram no dia 7 de março, nas instalações da Junta de Freguesia da Malagueira, com a inauguração da Exposição “Talegos, aventais e lenços do Alentejo” tendo contado com as intervenções do presidente da União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras José Russo, da vice-presidente do município Élia Mira e também de Jesuína Pedreira, da direcção do Movimento Democrático de Mulheres. A inauguração da exposição, patente até dia 24 de março,  e que pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 17 horas e, aos sábados, das 16h às 18 horas,  contou ainda com a atuação do Grupo Coral e Etnográfico Cantares de Évora.

No próprio dia 8 de março, a Praça do Giraldo recebeu a Árvore da Igualdade onde todos os que desejaram, e foram muitos, colocaram os seus sonhos e desejos escritos em folhas que ali se penduraram. Pelas 18 horas, teve ainda lugar um momento comemorativo que contou com as intervenções públicas de Joana Sofio, do Movimento Democrático de Mulheres e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira.

Ainda pela tarde do dia 8 a Associação de Idosos e Reformados do Bacelo recebeu uma sessão de contos, que deliciou cerca de uma centena de pessoas, protagonizada pela reconhecida contadora eborense Bru Junça. Aí, o imaginário da vida das mulheres alentejanas foi recordado e tornou a tarde ainda mais especial.  Por sua vez, também a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Senhora da Saúde promoveu uma tarde comemorativa onde a música dominou, através da atuação do grupo de Cantadeiras daquela associação. Qualquer uma destas duas iniciativas contou com o apoio da União das Freguesisa de Bacelo e Senhora da Saúde, tendo inclusivamente estado presente a presidente da União das Freguesias Gertrudes Pastor.

O término do programa comemorativo foi pontuado com o debate público “Testemunhos de mulheres em territórios de guerra – a questão das refugiadas” que decorreu na passada sexta-feira, 11de Março, a partir das 18 horas, na Sala dos Leões nos Paços do Concelho de Évora. O debate contou com a presença e intervenções da  presidente da Direção do Conselho Português para os Refugiados Maria Teresa Tito de Morais Mendes, da  artista plástica Joana Villaverde, e de Suelma Beiruk, vice-presidente do Parlamento Pan-Africano e membro da União Nacional das Mulheres Saharauis.

Este programa foi organizado pela Câmara Municipal de Évora e pelo Movimento Democrático de Mulheres, tendo contado com o apoio das Uniões das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, Bacelo e Senhora da Saúde e de Évora (Centro Histórico).

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>