União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras

Alunos da Escola EB1 da Horta das Figueiras travam contacto com fotografias de Eduardo Nogueira

No âmbito das muitas atividades desenvolvidas pela Biblioteca da Horta das Figueiras / Pólo de Leitura Pública da Biblioteca Pública de Évora, a União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras endereçou o convite ao Arquivo Fotográfico de Évora para ir falar sobre fotografia à Escola EB1 da Horta das Figueiras.

 2015 é o ano internacional da luz e como a fotografia é isso mesmo, escrever com luz, esta atividade revelou-se ainda mais apropriada. Como se fazia a fotografia, explicando aos alunos daquela escola todos os passos de mágica que fazem as fotografias chegarem às molduras foram alguns dos aspetos abordados.

Os exemplos concretos partiram todos de fotografias oriundas do espólio da Colecção Eduardo Nogueira. Desde fotografias de família, de casamentos, passando pelo retrato e mesmo pela publicidade marcam de forma indelével a passagem do tempo recordando profissões, vestuário, meios de transporte e até empresas. Na realidade, este espólio é revelador do passado e da história de Évora.

Eduardo Nogueira (1898-1969) foi um fotógrafo que se instalou em Évora no ano de 1928 e o seu espólio, com cerca de 80 mil fotografias, foi adquirido pela Câmara Municipal em 1999. Toda esta riqueza provém do Arquivo Fotográfico de Évora, o único arquivo do género no Alentejo, ao qual compete conservar, salvaguardar e divulgar o património fotográfico.

Nenhum Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>